C.Ibañez C.Ibañez CIbanez Artistas Blog/News Vídeos Contato
 
  Nas mãos dos melhores bateristas  
         
 
 

ARTISTAS

 
  assinatura  
  Conheça os artistas que sempre levam, junto com sua paixão por música e bateria, suas inseparáveis baquetas com a assinatura C.Ibañez.  
     
 

Rui Motta

http://www.ruimotta.com.br/
 
Clique nas imagens para ampliar
 Nascido em 15 de julho de 1951 em Niterói, RJ, Rui Motta - baterista autodidata e compositor, estudou harmonia e piano.

Em sua longa carreira profissional gravou centenas de músicas com grandes nomes do cenário brasileiro e de outros países, tocando em outras centenas de shows e workshops no Brasil e exterior.

Possui sete métodos musicais editados, três CDs solo e um vídeo.

Com atuação didática na área rítmica da música, inaugurou, em 2006, a Oficina de Bateria Rui Motta.

Rui Motta começou a tocar com 13 anos e aos 15 atuava em bailes por todo o Rio de Janeiro, além de tocar nos primeiros programas de rádio e televisão com seu grupo Os Corujas.

Participou ativamente dos movimentos iniciais do rock nacional nos anos 60, tocando em festivais e "concertos" de rock com as bandas Veludo Elétrico e Sociedade Anônima. Com esta fez as primeiras gravações de estúdio para a novela "O Homem que deve morrer" da TV Globo e um compacto simples para a Som Livre. O grupo concorreu no Festival Internacional da Canção (FIC) de 1971, que era o maior evento musical do país.

Em 1973 integrou-se aos Mutantes na fase pós – tropicalista, quando foi eleito duas vezes “Baterista do Ano” pela revista Rock. Com Mutantes Rui gravou três discos: Tudo foi feito pelo sol, Mutantes ao Vivo e Cavaleiros Negros. A banda encerrou suas atividades em 1978 depois de uma temporada de seis meses na Europa e de shows memoráveis que marcaram toda uma geração.

Como músico de apoio Rui Motta trabalhou com Ney Matogrosso, Marina, Moraes Moreira, Zé Ramalho, Sá & Guarabyra e outros. Em 2005 tocou uma temporada com Erasmo Carlos, Wanderléa, Golden Boys e Vanusa, num projeto do CCBB.

Nos anos 80 integrou as bandas Via Láctea, Trapézio, Etiketa, Gang 90 e KGB.

Em 1984 gravou o disco "Till we Have Faces", do guitarrista inglês Steve Hackett (ex- Genesis), editado na Europa e Japão.

Com o primeiro disco solo – Mundos Paralelos – de 1992, foi indicado para o Prêmio Sharp. Neste ano formou seu grupo - Rui Motta & Banda.

Um ano depois teve seu primeiro método editado - Bateria em Todos os Níveis - que vem a ser um marco no catálogo nacional do setor, inaugurando uma série de edições, num total de sete até o momento, fruto de um esforço contínuo para criar e sistematizar a tecnologia envolvida na execução da bateria. Os livros seguintes, todos da Editora Vitale, são:

» Curso de Bateria vol. I (de 1996, com CD)
» Curso de Bateria vol. II (de 1996, com CD)
» Curso de Bateria vol. III (de 1996, com CD)
» Manual do Baterista (de 2001, com CD)
» Curso de Divisão Rítmica vol. I (de 2003, com CD)
» Curso de Divisão Rítmica vol. II (de 2006, com dois CDs)

Com os livros Rui Motta fez a união do perfil artístico com a consolidação de uma didática, e mostra esse trabalho nos workshops e cursos que ministra nos Festivais e Encontros de Bateristas como os de São João Del Rei, Domingos Martins e Cascavel.

Em 1997 a C. Ibañez, fábrica de baquetas radicada no sul do país, lançou um modelo exclusivo com sua assinatura, o 1002 Rui Motta.

Em 1998 produziu e lançou o "Rui Motta Vídeo-Workshop", onde explora as possibilidades técnicas e artísticas da bateria, colocando em prática a idéia de fazer um vídeo no formato de workshop.

No ano 2000 produziu e gravou o CD Sinestesia, com músicas e arranjos próprios, destinado à empresa Ceratti.

Seu terceiro CD - Ilusão Motriz - indicado para o Prêmio TIM, saiu em 2003. A música Múltiplos Desejos deste disco também está no DVD áudio "Brazilian Jazz", editado nos E.U.A.

No Rio de Janeiro mantém a Oficina de Bateria Rui Motta, escola inaugurada em 2006, na Lagoa - bairro nobre do Rio - voltada para a formação de bateristas, com didática e programa exclusivos, desenvolvido pelo próprio Rui Motta.
   
   
 
 
       
C.Ibañez/X-Pro
2012 - C.Ibañez - Todos os direitos reservados.
 C.Ibañez
 Produtos
 Artistas
 Blog/News
 Podcast
 Vídeos
 Representantes
 Downloads
 Contato
Newsletter
Receba nossas novidades em seu e-mail:

C.Ibañez na Web
Facebook Twitter Youtube
   
Digital Feeling - Estúdio de Criação WCM3 Agência Web